terça-feira, 27 de maio de 2014

Entrevista com Felipe Dib.

         Globalização e Internet                                                                                                                                   

O “Você Aprende Agora” é um curso de inglês online de possível acesso no mundo inteiro. As aulas são baseadas no método da Cambridge University, e são ministradas por Felipe Dib, fundador e criador do Institute Of Education, estudou o ensino e aprendizagem de Inglês e graduou-se em Relações Internacionais pela Universidade Anhanguera de Campo Grande-MS.

O curso contém facilidades pra estudar o inglês a hora que quiser e sem precisar sair de casa. O “Você Aprende Agora” já recebeu vários prêmios, e pode se tornar o método mais usado para se aprender inglês. Na entrevista realizada pelos alunos de Relações Internacionais, Felipe Dib explica em suas respostas a influência da globalização na sua empresa.
1- A globalização é um processo de integração econômica, social, cultural, política, que foi impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação. A comunicação humana é feita por meio da linguagem (verbal e não verbal). As diferentes línguas são um obstáculo para intercomunicação.  A internet tem se mostrado o meio mais eficaz para a comunicabilidade. Qual sua opinião sobre Globalização versus Internet?

R: Penso que "Globalização" e "Internet" são dois fenômenos irreversíveis e complementares. A Internet é a ferramenta mais eficiente para a globalização não só de bens e serviços, mas também de pessoas e idéias.

2- O processo de globalização enfrenta algumas barreiras, imposição dos Estados. Podem-se citar as barreiras tarifárias, as quais são observadas na aplicação do imposto de importação, tendo o alcance limitado por organismos multilaterais de comércio; além das barreiras não tarifárias, mecanismos menos transparentes que garantem a competitividade dos produtos através de subsídios, cotas, etc. Tais práticas protecionistas colocam produtos estrangeiros em uma posição desfavorável no mercado interno ou em um bloco econômico, ao passo que estimulam as indústrias locais. Você acha que elas deveriam ser abolidas ou a sua prática é necessária?

R: O que define a eficácia ou deficiência do protecionismo é o prazo. No curto prazo faz bem porque a indústria local está protegida para crescer e se manter. No longo prazo faz mal porque colabora para que ela perca competitividade acomodando-se às benesses protetivas e não consiga se manter em um ambiente competitivo.

3- Os avanços tecnológicos provocaram profundas transformações no âmbito social. Com isso, diversos termos surgiram para tentar explicar a atual situação do mundo, entre eles, “Aldeia Global”, que grosso modo, caracteriza uma interligação entre os indivíduos a nível mundial tão grande quanto a de uma aldeia. Acerca do tema, surgem diversas discussões de suas consequências, como a perda da identidade cultural e certa dependência mútua das artes do globo. Na sua opinião, o “encurtamento das distâncias” trás consigo mais benefícios ou malefícios.

R: Com certeza muito mais benefícios do que malefícios. Como internacionalista vejo isso claramente. O conceito "glocal" surge nas últimas décadas do século XX e formaliza a influencia "global" na esfera "local". Manuel Castells e Roland Robertson são autores que discorrem sobre este tema que é deveras importante para analisar de que maneira somos influenciados pela globalização.


4- O “Você aprende agora” é um curso online de inglês brasileiro que tem acessos de pessoas de Portugal, Estados Unidos, Irlanda e Japão e alguns usuários que falam espanhol o que deu origem ao “Tú aprendes ahora” aulas de inglês com explicação em espanhol, pode se afirmar que a criação da nova plataforma é uma adequação de mercado. Qual a importância da “adequação de mercado” para a globalização de modo geral?

R: O “Você Aprende Agora” é um curso de inglês online com alunos em 181 países, mais uma prova de que a globalização é algo muito positivo. Adequação de mercado significa estar atento ao seu consumidor e apresentar determinado produto de uma maneira mais próxima à sua realidade. Isso gera custos no curto prazo, mas também gera receita e crescimento no médio e longo prazo.

5-As aulas do “Você aprende agora” utiliza metodologia baseada na Cambridge University, de sua criação. Certo? Como surgiu a ideia? Qual influência dessa metodologia?

R: O “Você Aprende Agora” foi criado para ensinar inglês da maneira mais rápida e eficiente possível. Para isso inventamos uma metodologia para ensinar os conceitos em aulas de 3 minutos. Lecionamos em uma abordagem comunicativa e baseados no conteúdo que a Cambridge University aponta como o mais usado na língua inglesa.

6-Seu curso online “Você aprende agora” teve maior acesso devido a “Copa do Mundo da FIFA”? Caso sim: como você explica o aumento tendo como base a interação sócia cultural promovida pelo evento?

Nossos números tem mostrado crescimento constante desde que começamos, no final de 2011. Eventos como a Copa do Mundo e Olimpíadas lembram o brasileiro da importância de falar inglês e o “Você Aprende Agora” tem sido uma referência no Brasil. Hoje estamos com 4,5 milhões de aulas lecionadas em 181 países. São alunos que precisam do inglês e querem utilizá-lo em sua carreira acadêmica e profissional, viagens, relacionamentos e onde o inglês puder abrir portas. Pelos depoimentos que recebemos, falar inglês vale a pena!




                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário