quarta-feira, 30 de abril de 2014

Breve histórico da Política Exterior no Segundo Reinado



  
         A política externa brasileira no segundo reinado foi bastante influenciada pela relação comercial com a Inglaterra. Os ingleses eram liberalistas e pressionava o Brasil a abolir o trafico negreiro.


Os atritos com a Inglaterra começaram com o acordo  da tarifa Alves Branco,  a mesma acabou com os privilégios comerciais que a Inglaterra tinha com o Brasil. A Inglaterra respondeu ao ato brasileiro aprovando o decreto de Bill Aberdeen, que proibia o tráfico negreiro nas regiões inglesas. E em 1850 o Brasil promulgou a lei Euzébio de Queiroz que extinguiu o tráfico negreiro no Brasil.

A questão Christie (1863) surgiu no segundo reinado e foi o destaque da política externa brasileira.  Essa questão envolveu a guerra do Paraguai e conflitos com a Inglaterra.

 Em 1886, um navio inglês naufragou na região Sul do Brasil, e sua carga foi roubada. O embaixador inglês Willian Christie exigiu uma indenização ao governo brasileiro. O Brasil então recusou a exigência inglesa, fazendo com que a Inglaterra apreendesse todos os navios de cargas procedentes do Brasil.

Dentre esses conflitos surgiram outros como: Campanha contra Oribe em 1851, Campanha contra Rosas também em 1851 e a Guerra do Paraguai em 1864 a 1870.

Houve surtos industriais, houve a queda da monarquia brasileira, movimento abolicionista, questões religiosas, questões militares, movimentos republicanos e por fim a proclamação da república em 1888.


quarta-feira, 23 de abril de 2014

Breve histórico da Politica Externa Brasileira no Primeiro Reinado





Primeiro Reinado é período no qual ocorre a emancipação politica do Brasil de 1822 a 1831, tornando Dom. João I imperador da antiga colonia. O pais precisava do reconhecimento de outros países, por esse motivo assinou tratados desfavoráveis, objetivava obter relações comerciais e diplomáticas.Os critérios de reconhecimento português (indenização de 2 milhões de libras) transmitiu uma imagem internacional de mudança de hegemonia - Portugal para Estados Unidos e Inglaterra

(Embaixador inglês apresenta credenciais a D. Pedro I)
Leon Tirode - Embaixador inglês apresenta
credenciais a D. Pedro I
Fonte: 
http://www2.camara.leg.br/
No campo da economia o Brasil manteve se colonial e escravista. O açúcar brasileiro competia com o produzido na Jamaica, Cuba e Europa (beterraba). Algodão e arroz concorriam com a produtividade norte-americana. O tabaco perdeu mercado pois a Inglaterra era contra o trafico de escravos (utilizado como moeda de troca na Africa). O couro platino disputava o comercio com o couro do Brasil. Apenas o café se mostrava um produto sem concorrentes. Essas divergências de negociações configuraram uma crise econômica e financeira gerando uma divida de empréstimos. 

No campo da diplomacia o Brasil se envolveu na Guerra da Cisplatina, região de interesse dos Argentinos pois tinha pastos e rios, o conflito foi causado por oposição dos habitantes a influencia brasileira, como consequência teve aumento da divida, perca da popularidade de Dom. João e insatisfação dos brasileiros. A cisplatina é reconhecida como independente e passou a chamar Republica Oriental do Uruguaia. 







Fonte: Livro Historia do Brasil: no contexto da historia ocidental - Luiz Koshiba e Denise Manzi Franyze Pereira. 8° edição. Atual Editora. Capitulo 24: Relações Internacionais no Primeiro Reinado


Quem somos nós ?


Somos estudantes de Relações Internacionais orientados pela  professora Grazihely dos Santos Paulon, apresentando um blog como objetivo atender as atividades proposta pela ATPS e instigar um debate acadêmico sobre acontecimentos históricos, políticos, econômicos, sociais no Brasil, para compreender a política externa brasileira atual.

Quem sou eu ?


Para essa pergunta pertinente e sem resposta exata ...






Antônio Machado Jr.


Esse cara sou eu
Esse cara sou eu
Esse cara sou eu
Esse cara sou eu
(Esse cara sou eu - Roberto Carlos)



 Arianne Hiran Bispo

Falta tanta coisa na minha janela como uma praia
Falta tanta coisa na memória como o rosto dele
Falta tanto tempo no relógio quanto uma semana
Sobra tanta falta de paciência que me desespero
Sobram tantas meias verdades que guardo pra mim mesmo
Sobram tantos medos que nem me protejo mais
Sobra tanto espaço dentro do abraço
Falta tanta coisa pra dizer que nunca consigo.

(Sobra tanta falta - O teatro Mágico)




Evellyn Suetake 

Eu sou aquela pessoa que é estável, 
conservadora, independente, liberal, 
imaginativa, curiosa, tende a gostar de

 variedade e claro, consciente.


Luana Corrêa


Eu sou um dos últimos dos apaixonados
Do tipo que ainda faz serenata pra um grande amor
Se o romantismo ficou no passado,
posso ser careta ser antiquado ser o que for.
(Zeze de Camargo e Luciano)



 Talita Salina Balerini

Cada passo que estou dando
Cada movimento que eu faço
Parece perdido sem nenhuma direção
Minha fé está abalada
Mas eu, eu tenho que continuar tentando
Tenho que manter minha cabeça erguida.
Sempre haverá uma outra montanha
Eu sempre vou querer movê-la
É a escalada.

(Miley Cyrus - The Climb)